• Find-the-Perfect-Hotel 728x90

Visitando o Soul Kitchen, restaurante comunitário criado por Jon Bon Jovi

Na minha última viagem, pude curtir um stopover de 3 dias em Nova Iorque. Como era uma passagem despretensiosa pela cidade, aproveitei para fazer um roteiro mais relaxado e conhecer lugares que tinha vontade, mas a veia turística de viagens anteriores não permitiram. E a primeira parada foi na cidadezinha de Red Bank, em Nova Jersey, onde conheci o restaurante comunitário Soul Kitchen, fundado pelo cantor Jon Bon Jovi.

Soul Kitchen restaurante Bon Jovi

Falando um pouco sobre o restaurante, ele foi inaugurado em 2011 e faz parte de um projeto filantrópico da Fundação JBJ Soul Foundation, destinada a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos. Hoje são duas unidades do restaurante no país, ambas em Nova Jersey: a pioneira, em Red Bank, e a mais nova, aberta em 2016, em Toms River.

O diferencial do Soul Kitchen em relação aos restaurantes comunitários tradicionais é a sua filosofia: a comunidade se alimentando com dignidade.

Filosofia restaurante Soul Kitchen Bon Jovi

E como isso funciona?

À primeira vista, o Soul Kitchen é um restaurante como outro qualquer. Mesas bem dispostas e arrumadas, cardápio com variações, garçons, etc… As diferenças começam a aparecer quando, por exemplo, a gente procura os preços no cardápio. Não há preços rotulados. Cada um paga dentro de suas possibilidades. Há um valor sugerido de 20 dólares para o menu com entrada, prato principal e sobremesa. Mas cada um é livre para contribuir com o que quiser e puder. E para aqueles que não podem contribuir com nada, há a opção de pagar a opção com o próprio trabalho. Uma hora de trabalho no restaurante, seja na cozinha, na limpeza ou no atendimento, garante a refeição de uma família de até 4 pessoas. Aí que entra o conceito de alimentação com dignidade: uma refeição completa, com ingredientes selecionados e de qualidade, para a própria pessoa e sua família, conquistada pelo próprio esforço.

Cardápio restaurante Soul Kitchen Bon Jovi

Introdução feita, vamos à visita ao restaurante!

Como disse, escolhi visitar a unidade do Red Bank por ser a mais perto de Manhattan. Mas, mesmo assim, há um bom caminho a percorrer. Pegando um trem na Penn Station, a gente gasta cerca de 1 hora e meia até desembarcar na estação Red Bank, em Nova Jersey. Dali da estação, são menos de 5 minutos de caminhada até o discreto Soul Kitchen. Era um fim de tarde, cheguei em Red Bank bem antes das 17 horas, horário em que o restaurante abre para o jantar. Foi o suficiente para uma caminhada pelo pacato centro da cidade e uns bons pints de cerveja em um Pub que fica a poucos metros da estação.

Trem Amtrak rumo a Red Bank New Jersey

Sem mais enrolação, hora do jantar. Chego ao restaurante, pequeno, mas bem aconchegante. Apesar de ser a semana do Restaurant Week e o Soul Kitchen estar participando, estava relativamente vazio, então, logo consegui uma mesa. Desse momento em diante o que se segue é o enredo de excelente atendimento, acompanhado de uma refeição super agradável e saborosa.

Sobre o atendimento, não poderia deixar de dar destaque à forma como tudo ocorreu. É impressionante como algo feito de forma simples, mas com extrema boa vontade pode ser tão marcante. Eram duas senhorinhas responsáveis pelo atendimento de mesa na hora em que estava jantando. Como eu estava só, elas meio que me “adotaram” e ficou a sensação de que estava jantando na casa da avó. Rssssss

Quanto à comida, o menu escolhido foi uma salada crispy, como entrada, um mix de carnes, como prato principal e uma torta de maçã com sorvete, de sobremesa. Pode até ser que a influência do atendimento e das conversas tenha viciado meu julgamento, mas como estava boa aquela comida. Foi um dos melhores jantares que já tive nas minhas passagens pelos Estados Unidos. E olha que só me custou 20 dólares.

Restaurante Soul Kitchen Bon Jovi menu

Valeu muito a pena. Melhor experiência impossível. Aliás, minto. Poderia ter sido melhor se o dono do Soul Kitchen aparecesse para dar uma palhinha e tocar para os convidados. Quem sabe na próxima…

Restaurante Soul Kitchen Bon Jovi noite

Quer saber mais sobre o Soul Kitchen, aqui no site há mais informações (em inglês), como os endereços e horários de funcionamento. Se gostou do projeto, você também pode ajudar com doações ou comprando produtos relacionados ao restaurante na página da JBJ Soul Foundation.

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Banner 728x90