• Imagem 4

Paris: um roteiro bem leve para 3 dias

 
Por do Sol Paris
O Sena, a Torre Eiffel e a Ponte Alexander III

Uma pausa nos posts sobre cervejas! Já são 15 dias em terras brasileiras depois de uma linda trip de 16 dias pela Itália e França e chegou a hora de começar a contar um pouco a jornada. O primeiro post é sobre Paris. Não começamos a viagem pela cidade luz, mas como esse foi nosso único destino em território francês, melhor falar logo sobre ele e depois ficamos só com a Itália.

E por que não começar com o nosso roteiro? 

Vou logo avisando que foi um programa bem light sem a preocupação de marcar o maior número de atrações turísticas do mapa, numa correria desenfreada. Já fiz viagens assim, mas essa foi para sentir a cidade, andar de mãos dadas e curtir algumas poucas coisas, mas com a intensidade que elas merecem. Foi maravilhoso e Paris já nos conquistou! Pena que foram só 3 dias. Saímos de lá com um gostinho de quero mais e doidos para planejar um retiro mais longo pela França.

Vamos ao programa, agora!

1º dia

Vínhamos de trem de Milão, na viagem noturna e chegamos bem cedo em Paris, na estação Gare de Lyon. Como nos hospedamos bem pertinho da torre, colocamos as mochilas nas costas e seguimos para o hotel de metrô para deixar a bagagem. Depois eu conto como é andar de metrô em Paris e como foi a experiência no hotel.

Já eram cerca de 10 horas quando deixamos nossas coisas no hotel e partimos para o reconhecimento da cidade. 

Para nós, a melhor forma de começar foi com um passeio de barco pelo Sena. Não foi em um Bateau Mouche e sim num Batobus, opção bem bacana e econômica de navegar o Sena. Num percurso que durou pouco mais de uma hora, saindo da Torre Eiffel, fizemos a volta completa passando pelo Museu D’orsay, a Catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre e a avenida Champs-Élysées, dentre outras atrações, pontes, paisagens e pessoas sentadas às marges comendo, bebendo, namorando ou simplesmente tomando um solzinho.

Paris

Reconhecimento feito, hora de sentar num restaurante qualquer e almoçar com vistas para a Torre Eiffel. Nada mal, hein?!


Paris
Cafe de Dome: almoço com vista para a Torre Eiffel


Antes de continuar, uma passadinha rápida no hotel para fazer check-in e tomar um banho.

Energias recarregadas, saímos para uma bateção de perna. Pegamos mais uma vez o Batobus, descemos em Notre Dame, visitamos essa linda catedral gótica construída em 1163. Pena que não encontramos o Quasímodo.


Paris
Catedral de Notre Dame


De lá, sebo nas canelas. Terminamos o dia com uma caminhada, com paradas para fotos, passando pelo Louvre e a famosa pirâmide, pela área externa do Jardin des Tuileries, pela Praça da Concórdia e o Obelisco até chegar na rua mais famosa de Paris, a Champs-Élysées, já sob a luz da lua cheia. Já com os pés meio doendo, não íamos desistir agora e deixar de percorrer a “La plus belle avenue du monde” (A avenida mais bela do mundo). Para finalizar bem o dia, ou melhor, a noite, uma parada no Arco do Triunfo. Estaria terminada a programação se não fosse o retorno para o Hotel. No caminho, a Torre Eiffel se exibia toda luminosa para a gente. Nota 1000!

Paris

Torre Eiffel, Obelisco, Pirâmide do Louvre e Arco do Triunfo

2º dia

 

O segundo dia foi dedicado àquelas que provavelmente são as duas atrações mais famosas da cidade luz: o Museu do Louvre e a Torre Eiffel. Ambos com ingressos adquiridos antecipadamente para não perder tempo nas filas.


Paris Louvre
Museu do Louvre – área externa

Para o primeiro, não dá para separar menos de 4 ou 5 horas do dia, no mínimo. Chegamos cedo, ficamos em torno de 5 horas e não conseguimos percorrê-lo todo. Aliás, acho que só conseguimos perfazer a metade dele. Mas, conseguimos ver tudo o que queríamos. Foi só planejar direitinho e deu para curtir muitas obras que marcaram a história da arte mundial. Lá estavam a Monalisa, dentre outras obras de Da Vinci, o Casamento em Caná, de Véronèse, a Venus de Milo e milhares de outras. A única peça que estava em nossa lista e não vimos, não estava em nosso alcance. Era a Vitória de Samothrace que estava em restauração.

Paris

Museu do Louvre – galerias

Não vou me estender muito porque o Louvre merece um post todo dedicado a ele. Assim como a Torre Eiffel terá o dela bem detalhado.

Deixamos para ir à Torre no final do dia para aproveitar a visão tanto do pôr-do-sol quanto da cidade lentamente tomando sua forma mais bonita, iluminada, toda resplandecente e charmosa. Ficaria ali a noite toda. Uma linda vista, uma excelente companhia e Champagne! Para que mais? Pena que “nothing last forever” e tivemos que descer.

Paris

 

Paris

Do alto da Torre Eiffel

Para fechar a noite, uma passadinha no Hard Rock Café Paris, já que é uma tradição nossa ir ao HRC das cidades que viajamos e levar um pequeno souvenir de lá. Já são 11 mundo afora.

3º dia

O último dia foi o mais light de todos. Como nosso trem partiria às 18, não poderíamos comprometer muito o dia. 

Paris

 

Parte da manhã, gastamos comprando algumas lembrancinhas da cidade para nós, parentes e amigos. A outra parte e o comecinho da tarde, fizemos um programa bem relaxante: um piquenique no Champ de Mars, ali aos pés da Dama de Ferro. Uma delícia. Mais revigorante impossível. Um lanchinho leve, uma garrafa de vinho, uma soneca e muitas risadas foram nossos companheiros nessa manhã. Ahhh, havia uns corvos também. 

Paris


Antes de ir embora, ainda deu tempo de dar uma perambulada pelo Trocadero e seus belos jardins, atrás da Torre, do outro lado da Ponte d’léna.

E assim acabou nosso tour por Paris. Pareceu pouca coisa, mas foi o suficiente para virar seu fã! Espero que nos vejamos bem em breve e por mais tempo também!

Au revoir!

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

One Comment

  1. Pingback: Paris: pelas águas do Rio Sena - Vividas Boas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 1001 - 728x90