• _Promo USA 728x90

Nova Iorque – Times Square e Broadway

Times Square


E o que é a Times Square? É uma rua? É um bairro? Uma praça?

Nada disso e um pouco de cada. A Times Square é um perímetro definido pela junção de diversas ruas e avenidas. Ela é definida na interseção da Broadway com a 7ª Avenida entre as ruas 42 e 47. Situada no centro de Manhattan, ela é, hoje, o ponto turístico mais visitado no mundo. Ouso dizer que é o coração turístico de Nova Iorque.

Times Square


Sua grandiosidade impressiona. Com seus imponentes e iluminados letreiros, sua paisagem é única, moderna e inconfundível. Até por que quem nunca viu a famosa Times Square nos filmes e séries americanas? Ou como não reconhecer os táxis amarelos que se acumulam em suas esquinas.

Times Square

A Times Square é um show de atrações. Sua fama não é à toa.

Quem nunca ouviu falar na mais super festa de reveillon de Nova Iorque, uma das mais famosas do mundo? Ela acontece bem no centro da Times Square, onde todos os anos, a grande bola iluminada desce em contagem regressiva no alto do edifício One e fica ali o ano todo para delírio dos turistas. Quem não for à festa de Ano Novo pode vê-la no alto do prédio ao subir no Empire State Building. Uma réplica também fica exposta no Centro de Informações Turísticas, que também fica na Times Square. 

Times Square Ano Novo

Além disso, a Times Square é repleta de outras atrações. Uma delas é um grande telão, que fica bem em cima da loja Forever 21. Além de passar seus comerciais interativos, ele capta a imagem do pessoal que está ali na rua, de tempos em tempos. Daí, são feitos zooms em pessoas e efeitos com as suas fotos. Super legal. São os turistas e passantes virando artistas por um momento. 

Soma-se a isso diversos restaurantes famosos, lojas bacanas, teatros, bons hotéis, baladas interessantes e… bingo! Tem-se a receita do sucesso. Só para citar alguns exemplos do que tem na Times: Hard Rock Cafe, Planet Hollywood, Toys R Us, Forever 21, Aeropostale, Museu de cera Madame Tussauds, cinemas e vários teatros da Broadway.

Times Square TKTS

Outro ponto famoso é a escadaria que fica na altura da rua 46. É um dos locais mais cobiçados para se tirar fotos. Ali também se concentram as grandes comemorações, como essa de 2011, da qual eu participei, para comemorar a vitória do New York Giants no Super Bowl.

Times Square

A Times (olha a intimidade) também tem seus personagens famosos, sendo o principal deles o “Naked Cowboy”, um cara semi-pelado, que fica só de botas, chapéu e uma guitarra. A mulherada pira. Rsss. Além disso, é possível ver mini representações de personagens de espetáculos da Broadway ali, no meio da rua, o tempo todo. 

Resumindo, é um local maravilhoso. Eu, inclusive, recomendo muito a hospedagem na região, pois, assim, todos os dias você terá que passar pela Times Square. E sempre tem alguma novidade para ser vista.

Times Square


Broadway

Em sentido estrito, Broadway é uma longa avenida que corta Manhattan. Porém, esse nome ficou famoso para designar o conjunto de teatros que ficam localizados nas proximidades da avenida, entre as ruas 42 e 53 e as 6ª e 8ª Avenidas. Broadway, então, tornou-se sinônimo dos grandes espetáculos e musicais encenados na região para milhares de pessoas todos os dias.

Ir à Nova Iorque e não assistir uma peça da Broadway é, mais ou menos, como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer Copacabana ou o Cristo Redentor.

Há peças para diversos gostos, desde os grandes clássicos como The Phantom of the Opera, Chicago, Wicked, O Rei Leão, Jersey Boys até produções que começam de forma tímida, mas acabam estourando e virando grande sucesso, como Rock of Ages.

Chicago Broadway


Os preços dos ingressos costumam ser um pouco altos se comparados com o que estamos acostumados a pagar para ir a um teatro no Brasil. Dificilmente um ticket sai por menos de 100 dólares, chegando a quase 300 nos lugares mais nobres do teatro.

Mas, há como economizar. No caso da Broadway, a máxima de comprar antecipadamente para economizar não é tão válida assim. Comprando com antecipação, o máximo que você vai conseguir é não ficar sem ver sua peça favorita por não ter conseguido comprar ingresso, pois os preços não variam de acordo com a antecedência da compra.

Então, se você quer ver uma peça e não faz muita questão de escolher uma específica, a dica é comprar seu ticket na TKTS, que é uma empresa que vende ingressos para os espetáculos, com desconto, para o mesmo dia em que o show acontece, com cerca de 40% de desconto, podendo chegar a 50%, dependendo do espetáculo. Há três postos de venda da TKTS em Nova Iorque, sendo o mais famoso o que fica na Times Square. Os outros dois ficam, respectivamente, no Downtown Brookling e na South Street Seaport.

TKTS Times Square

A TKTS da Times Square funciona diariamente, sendo que nas segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, eles abrem de 3 da tarde às 8 da noite para a venda de ingressos para os espetáculos da noite; às terças e quintas, o funcionamento é de 2 às 8. Nos dias que há espetáculos matinês (geralmente às 4 da tarde), a venda de tickets para esses eventos é feita de 10 da manhã às 2 da tarde nas quartas e sábados e de 11 da manhã às 3 da tarde aos domingos.

Encontrar ingressos para sua peça favorita exige um pouco de persistência e paciência. A TKTS, inclusive, deixa algumas dicas de como aproveitar melhor os descontos aqui nesse link TKTS (também disponível em português).

Eu assisti duas peças na Broadway: Spider-Man Turn Off the Dark e Rock of Ages. Ambas com a temática bem jovem, pois estava com minha filha comemorando os 15 anos delas em NY, logo a preferência de escolha era dela. Gostei de ambas.

A produção de Spider-Man é fantástica e é apresentada no Teatro Foxwoods que fica na Rua 42, entre a 7ª e a 8ª avenida. Um belíssimo teatro, com saguão todo em mármore. Espetacular! No Hall, enquanto a gente espera o início da peça dá pra tomar alguma coisa. Muito agradável mesmo. Na parte interna, poltronas confortáveis e espaçosas. A acústica também é perfeita. A peça em si, na minha opinião, é boa ao que ela se presta. Não espere grandes atuações. Os atores não são o foco desse espetáculo. Os efeitos especiais, os malabarismos e a sensacional trilha-sonora a base de U2 é que são as grandes estrelas do show!
Broadway Homem-aranha

Detalhe: eu não poderia ter tirado essa foto, mas…


Agora, eu gostei mais de Rock of Ages. Para quem adora Rock e/ou gosta muito de música, principalmente das décadas de 80 e 90 é um programa imperdível. Cabe um adendo aqui: se você assistiu o péssimo ridículo filme de mesmo nome estrelado pelo Tom Cruise, esqueça-o, limpe sua mente e vá sem preconceito. O filme não representa a peça. Apesar de se proporem a contar a mesma estória, eles são bem diferentes. O espetáculo acontece no Helen Hayes Theater, na Rua 44, entre a 8ª avenida e a Broadway. Um teatrozinho mais simples, porém confortável e com boa visibilidade e acústica extraordinária. O espetáculo é contagiante. São cerca de duas horas que parecem passar em poucos instantes. É difícil não se empolgar. Para quem, assim como eu, viveu a juventude nas décadas de 80 e 90 é como voltar no tempo. 

Rock of ages Broadway


Ah, e se você estiver de bobeira pelas redondezas da Broadway, vale a pena passear por entre os teatros, quem sabe você dá a sorte de encontrar um dos atores bem na hora em que ele ou ela estiver saindo. Geralmente, eles param para dar autógrafos. Tivemos essa sorte duas vezes. E olha que nem estávamos procurando por isso.

Broadway

Bem, acho que é isso que tinha a dizer sobre a Times Square e a Broadway.

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

7 Comments

  1. Pingback: Os Arranha-céus de Nova Iorque: o Top of the Rock | Vividas Boas

  2. Pingback: Nova Iorque - Hospedagem, transporte e quando ir

  3. Pingback: Nova Iorque - Dicas de restaurantes e lanchonetes | Vividas Boas

  4. Pingback: Nova Iorque - o museu de cera Madame Tussauds | Vividas Boas

  5. Pingback: Nova Iorque - Hora de ir às compras | Vividas Boas

  6. Sinceramente, não sei os nomes. Mas o rapaz era o principal homem-aranha na peça Spiderman e ela a Mary Jane. Vi seu blog. Muito legal. E você escreve bastante, hein! Uau. 2 meses e mais de 80 posts. Não consigo fazer isso em uma ano. Continue assim!

  7. hahaha quem são esses atores? Em NY eu encontrei com o pessoal de Gossip Girl mas não na Times Square… Aqui tem meu post sobre TS: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/06/a-fascinante-times-square.html, Broadway: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/07/musicais-da-broadway-e-off-broadway.html e esse daqui do dia que encontrei o pesosal do Gossip Girl: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/08/locacoes-de-filmes-e-seriados-em-ny-e.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 728x900-Amsterdam-Portugese