• Descubra a Europa com a Condor!

Nova Iorque: uma visita à cervejaria Brooklyn

Na última passagem por Nova Iorque, tive a oportunidade de visitar uma das cervejarias que mais cresce na atualidade: a Brooklyn. Já tinha falado um pouco a respeito dela aqui no blog, quando escrevi sobre os Estados Unidos na série 52 cervejas, 52 países. Agora, pude ver de pertinho o local onde tudo começou para a novaiorquina Brooklyn.

Cervejaria Brooklyn

 

Oficialmente a cervejaria Brooklyn foi inaugurada em 1996. Porém, a cerveja já existia há mais tempo. Na década de 80, Steve Hindy, um dos fundadores da marca, era repórter no Oriente Médio. E como por lá a venda de cerveja é extremamente limitada, Steve começou a produzir a própria bebida. De volta aos Estados Unidos, Hindy juntou-se ao amigo Tom Potter e começaram a produzir a cerveja Brooklyn. Daí para frente, foi só sucesso e a cervejaria já se tornou um símbolo de Nova Iorque.

Localizada no bairro que de mesmo nome, seu endereço fica na 79 North, 11th Street, Williamsburg, entre a Berry Street e a Wythe Avenue. A forma mais simples de chegar até a cervejaria é de metrô. Estando em Manhattan, basta pegar algum trem até a Union Square Station, na 14th Street, e de lá baldear para a linha “L” e descer na Bedford Av. Station. De lá são apenas 600 metros até a Brooklyn.

As visitas à Brooklyn podem ser feitas qualquer dia da semana, exceto em alguns feriados no ano. De segunda a quinta-feira, eles abrem somente para visitantes que queiram fazer o tour mais completo pela fábrica. Esse tour custa US$ 18 e deve ser agendado previamente pelo site da Brooklyn Brewery. Após o tour, que pode ser feito de 5 da tarde às 7 da noite, os visitantes podem gastar um tempo no bar experimentando as mais diversas cervejas produzidas ali. Na sexta, sábado e domingo, a fábrica e seu bar estão abertos ao público em geral, sujeito à lotação, claro. Na sexta, o funcionamento é de 6 da tarde até às 11 da noite, com dois pequenos tours grátis às 7 e 8 da noite. No sábado e domingo, eles abrem ao meio-dia e fecham às 8 da noite no sábado e às 6 da tarde no domingo, com pequenos tours também grátis, de meia em meia hora.

Brooklyn tap

Minha visita à Brooklyn Brewery foi numa sexta-feira. Cheguei alguns minutos antes da abertura para garantir lugar no tour gratuito. Assim que abriram, foram distribuídas senhas para quem desejava fazer o tour guiado. Não demorou muito e o guia/animador chegou e para começar a visita guiada, que consiste basicamente em nos mostrar uma parte da fábrica e alguns dos diversos tonéis responsáveis pelos processos de fabricação da cerveja. Além disso, nos é contada, de uma forma bem descontraída e divertida, a história de como tudo começou para a Brooklyn Brewery e são apresentados números e mais números sobre o sucesso que se tornou a marca. Foi interessante, mas fiquei com a impressão de que o tour pago deve ser bem melhor do que essa breve apresentação que chamam de tour. A conferir na próxima visita.

Brooklyn on the tap

Saindo de lá, hora da parte mais interessante: o bar e as maravilhosas cervejas da Brooklyn. Para comprar as cervejas a gente precisa adquirir fichas (tokens) no caixa. Cada copo de 500 ml equivale a uma ficha /token e custa 5 dólares ou podemos comprar um combo de 5 copos por 20 dólares. E não esqueça que está nos Estados Unidos, então separe mais 1 dólar de gorjeta para cada copo que pedir no balcão. Já se quiser comer alguma coisa, a gente tem que providenciar fora da cervejaria. Eles não vendem comida, mas você pode levar ou pedir em outros lugares.

O ambiente é bem agradável e descontraído, com música eletrônica, arcades e jogos para os visitantes. O tempo passa e a gente nem percebe. Na torneira, havia 14 tipos de cerveja, das quais só consegui experimentar dez, dois combos. Apesar de que não recomendo muito experimentar tantas assim, pois voltar para hotel acabou sendo uma tarefa mais difícil do que deveria, mas isso não vem ao caso agora.

Brooklyn Brewery

Por fim, foi muito legal e divertido conhecer a Brooklyn Brewery. Para quem gosta de cerveja é um copo cheio de aprendizado e novos sabores. Se já gostava da cerveja Brooklyn antes de visitar a fábrica, agora que fiquei fã mesmo da marca. Espero poder voltar para fazer o tour completo.

Brooklyn fim de festa

 

728x90 - Acessorios

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • _Promo USA 728x90