• Banner 728 x 90

Havaí – Oahu – Explorando o oceano a bordo de um submarino

Tinha tempo que não escrevia sobre essa viagem ao Havaí. Uma pena porque tem muita coisa para contar. Então, já estava passando da hora de retomar os posts. Pois bem, na minha viagem pelas terras havaianas, meu objetivo principal era percorrer a ilha, suas praias e encantos com o carro que aluguei, então abri mão da maioria dos passeios oferecidos tradicionais pelas agências e fiz quase tudo por conta própria. O único que acabei fazendo é o do tema do post de hoje: o passeio de Submarino

Havaí - embarcando no submarino

Operado pela companhia Atlantis Submarines, cuja base de Apoio fica no Hotel Hilton Hawaiian Village Ali’i Tower, localizado na ponta esquerda da Kalakaua Avenue, ali em Waikiki mesmo. A operadora oferece transfer partindo de alguns hotéis de Waikiki e caso você também prefira ir de carro, como eu fiz, você pode estacionar seu carro na garagem do Hilton que a Atlantis te dá um voucher para pagamento do estacionamento.

Honolulu - Localização Hotel Hilton

O Hotel Hilton fica na ponta esquerda da Kalakaua Ave., uma das principais avenidas de Waikiki


A viagem de submarino pode ser feita em dois tipos de categorias: a Premium e a Standard. As principais diferenças entre as duas estão no tamanho da embarcação, no conforto, nos horários e, obviamente, no preço. A categoria Premium oferece um submarino maior e mais espaço, assim como algumas opções a mais de horários e de narração. De resto, elas se equivalem. O roteiro é o mesmo, a duração também, cerca de uma hora e meia. Quanto aos valores, o Standard custa 99 dólares e o Premium custa 114 dólares, a incluir ainda os impostos e taxas, em torno de 7%. Mas isso se você fizer a reserva pelo site deles. Se deixar para fazer no local, sai um pouco mais caro, 10 dólares a mais. 

Horários Tour Submarino

Horários categoria Standard (horários sujeitos à alteração e disponibilidade)

Horário Tour Submarino Premium

Horários categoria Premium (horários sujeitos à alteração e disponibilidade)

Tour comprado pela internet, hora de zarpar. Fui de categoria Standard mesmo, no horário das 9 da manhã. Eles pedem que cheguemos com meia hora de antecedência para nos organizarmos. Do posto da Atlantis no Hilton Hotel, somos encaminhados para a marina, que fica a poucos metros dali, onde há um catamarã nos esperando. Ao entrar, um fotógrafo oficial tira uma daquelas fotos que tentarão vender para a gente na saída (bem caro, por sinal).

Barco da Atlantis

O catamarã tem dois andares e é bem grande, pois leva, ao mesmo tempo, os tripulantes dos dois submarinos marcados para o mesmo horário. Sugiro que você vá na parte de cima, pois a vista da orla de Waikiki do alto-mar é muito linda. Em cerca de uns 20 minutos, o barco chega ao submarino, se atraca a ele e, em fila indiana, a gente desce rapidinho e tomamos nossos lugares. Lá dentro o espaço é bem apertado (Standard), mas nada desconfortável. Instruções dadas e todo mundo acomodado, cada um em sua janelinha (parece de avião, mas um pouco maior). Tudo pronto, hora de submergir.

Tour Submarino - escotilha aberta.

Submarino vista interna

Submarino: vista interna

A descida é bem suave, você quase não sente que o submarino está descendo. A gente só sabe mesmo porque há um contador que marca a quantos metros de profundidade estamos. Quando nos damos por conta, já descemos mais de 100 pés e estamos quase no “fundo” do oceano. É uma experiência fantástica ver o oceano “de dentro dele”. São aproximadamente 30 minutos perambulando pelo o fundo do mar, passando por navios, aviões e outras carcaças afundadas, de propósito, justamente para multiplicar a vida marinha na região. Segundo a guia, se não fosse isso aquele local seria árido e com pouca vida. 

As fotos falam por si só. É lindo demais! 

Tour Submarino fundo do mar

Tour Submarino fundo do mar peixes


Estar submerso no fundo do mar é legal, porém é um pouco menos emocionante do que pensei. Não em relação ao que se vê. As paisagens são extraordinárias. O que achei um pouco monótono foi o deslocamento mesmo. Achei andar de submarino fosse gerar uma sensação parecida com a de andar de montanha-russa, por causa do sobe e desce, mas é muito tranquilo. É como se você estivesse num aquário gigante, só que do lado de dentro. Depois desse passeio, fiquei com muita vontade de aprender a mergulhar. Quem sabe…

Tour Submarino cabine

A companhia Atlantis ainda oferece outros passeios. Inclusive tem um que é uma saída para avistar baleias, mas em novembro elas não dão as caras por lá, por isso eles não estavam oferecendo. Outro que falaram muito bem pra mim é um jantar em alto-mar ao pôr do sol, mas como é um passeio de caráter mais romântico e eu estava sozinho, vai ter que ficar para a próxima vez. Mais informações sobre todos esses passeios, você pode conseguir no site da Atlantis.

Diamond Head visto do alto-mar

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Booking.com