• 728x900-Amsterdam-Portugese

Vividas Boas na Copa das Copas



Copa do Mundo Brasil 2014

ÔÊA

Pois bem, acabou a Copa. Ainda movido pelo sentimento de depressão pós-Copa, chegou a hora de contar como foram nossas vivências nesse torneio que foi uma das coisas mais lindas que já aconteceu no esporte mundial nos últimos anos.

Mesmo com o clima de #ImaginaNaCopa, #NãoVaiTerCopa e o pessimismo que estava arraigado no país, eu já vinha gestando essa vontade de estar na Copa desde que decidiu-se que o Brasil seria o país-sede. A vontade ficou maior ainda depois que estive nos estádios para assistir a abertura e a final das Copa das Confederações em 2013. Eu era a empolgação em pessoa.

 

Copa do Mundo Brasil 2014

Seleção campeã da Copa das Confederações – Doce ilusão 

Para quem gosta de futebol e, principalmente, de Copa do Mundo, era uma oportunidade que não poderia ser desperdiçada. Assim, com persistência, noites em claro e muito F5 no site da FIFA, consegui entradas para 11 jogos, em 5 sedes: Brasília (4), Recife (3), Salvador (2), Natal (1) e Fortaleza (1).

Tive que fazer um malabarismo danado para encaixar voos, ônibus, deslocamentos, hostéis, principalmente porque estava com o orçamento extremamente apertado. Mas uma coisa eu digo a vocês: nem no meu melhor sonho eu imaginava que a minha Copa ia ser uma experiência tão extraordinária. E o impacto acabou sendo maior justamente pela forma como eu escolhi fazer a viagem. Ficar em hostéis, por vezes dormir em espaços organizados para torcedores nos aeroportos e utilizar sempre transporte público fez com que eu tivesse um contato muito intenso com as torcidas de diversos países. E foi isso que deixou minha Copa tão rica. E, claro, que concentrar os jogos no Nordeste ajudou bastante. Ohhh terrinha boa, muito sol, praias e alto astral. Entre um jogo e outro, é lógico que aproveitei pra curtir um pouco os encantos do Nordeste, mas isso é assunto pra outro post.

 
Porto de Galinhas
 

Se dentro dos gramados bons jogos impulsionaram esse sucesso, a organização também mandou super bem. Se não saiu tudo 100% perfeito, chegou muito perto disso. Tanto que pesquisas realizadas após o fim do torneio mostraram elevados graus de satisfação tanto de torcedores brasileiros quanto dos estrangeiros.

Aeroportos, segurança, transporte público e serviços de receptividade acabaram funcionando redondinho. Deixo o meu destaque especial para os aeroportos. Nas sedes que fui, os visitantes eram recebidos sempre com muita simpatia, ao som de músicas e danças locais. Atrasos foram muito poucos. Gente para dar informações não era problema. O Fun Zone, espaço montado para acomodar torcedores em trânsito, com colchonetes, televisão, tomadas e até vídeo-games (das cidades-sede, só Brasília e Natal não dispuseram de tal espaço) também fez muito sucesso. Além de oferecer conforto e comodidade para quem estava passando, o Fun Zone acabou sendo uma mão na roda, pois deu até pra economizar uma diariazinha no hostel.

Copa do Mundo Brasil 2014
Espaço Fun Zone – melhor que muita hospedagem por aí 

Agora vamos ao que interessa. Vou dividir os relatos aqui no post por cidade-sede, pois o texto estava ficando enoooorme. Quer dizer, grande ele acabou ficando de qualquer jeito, mas convenhamos que #TeveMuitaCopa!! Para ler os relatos de cada cidade, basta clicar no estádio ou no nome da cidade.

Copa do Mundo Brasil 2014
Copa do Mundo Brasil 2014
Copa do Mundo Brasil 2014
Copa do Mundo Brasil 2014
Copa do Mundo Brasil 2014

Então foi assim que, no dia 12/07, minha participação na Copa chegou ao fim. Por coincidência no mesmo palco, agora apenas mais moderno, onde fui pela primeira vez a um campo de futebol, em 1986, para assistir um Fluminense x Sobradinho pelo Campeonato Brasileiro de 1986. Também foi no Mané que vi Romário fazer gol jogando pelo meu Vasco. Lá também vi jogos da Seleção Brasileira de Masters por torneios organizados pela TV Bandeirantes no final da década de oitenta. Era muito engraçado ver o Cafuringa jogar. Em um passado mais recente, vi Gama e Brasiliense escreverem seus nomes, mesmo que de forma modesta, no campeonato Brasileiro da Série A.

Antigo Estádio Mané Garrincha
Antigo Estádio Mané Garrincha

Passando esse filme na memória, não teve como não me emocionar ao final do último jogo. Se estava ali vivenciando aquele momento é porque lá atrás, meu pai, que já não está mais por aqui, plantou duas paixões em mim: o futebol e o Vasco da Gama.

Emoção também ao relembrar os causos que vão ficar para sempre na memória graças a essa Copa. Assim como cresci ouvindo uma geração encantada com o futebol da seleção de 1982, vou ter minha própria Copa para contar estórias agora, a Copa das Copas no Brasil. A Copa em que a seleção brasileira não brilhou, mas o Brasil, sim.

Vou poder contar que além de ser brasileiro, fui holandês, alemão, equatoriano, mexicano, costariquenho, uruguaio, americano, nigeriano, arg.., ops argentino, não. Gritamos juntos, cantamos juntos, bebemos juntos, choramos juntos e até vimos novela juntos, hehehehehe. Teve até holandês colocando a mulher para falar comigo no FaceTime para confirmar que ele estava bem.

Copa do Mundo Brasil 2014

Vou poder contar que liderei uma debandada de um ônibus parado por causa do engarrafamento em Recife, numa chuva torrencial, só para não chegar atrasado num jogo. Era colombiano, mexicano, alemão correndo atrás de mim na chuva, confiantes que eu sabia o que estava fazendo. Não sabia tanto assim. Ainda bem que deu certo!

Copa do Mundo Brasil 2014
Pensa na confusão que foi descer desse ônibus debaixo de muita chuva 

Ahhh é, e vou poder falar muito de futebol também!

Foi a Copa do recorde de gols marcados, 171, dos quais vi 29 nos estádios. Dos jogaços, da zebra costariquenha, que saiu da Copa sem uma derrota. Da Argélia, que deu um trabalhão para a poderosa Alemanha. Do goleiro que entra no último minuto da prorrogação e vira o cara do jogo, pegando 2 nas cobranças de penais. A Copa da mordida no ombro. Eu estava lá, ninguém entendeu nada, o italiano estava de boa, mas a FIFA passou o rodo no melhor uruguaio da Copa. A Copa que previa-se ser de Neymar e Messi, foi do conjunto alemão, com seu forte jogo coletivo e, por que não, sua simpatia com o povo brasileiro. Quer dizer, meia simpatia, porque bater de 7 x 1 nos donos da casa não tem nada de bons modos. kkkkkkk

Copa do Mundo Brasil 2014

Dos gols que vi o mais lindo foi o primeiro do Van Persie contra a Espanha. Acho que ele nunca mais consegue fazer um daquele. O jogo mais intenso e tenso foi Uruguai x Itália valendo uma vaga nas oitavas. O mais animado foi México x Cróacia também definindo vaga nas oitavas. E o mais triste foi Holanda x México. Não foi justo os mexicanos terem sido eliminados daquela maneira.

É tanta coisa que fica difícil resumir. Com certeza eu esqueci um ou outro grande momento. Mas que bom que o twitter e a BBC fizerem excelentes vídeos com os highlights da Copa. Vale a pena dar uma olhadinha!

Falando em twitter, também vou poder contar o quanto foi divertida essa rede na Copa. Dezenas de memes foram criados, tinha alemão tuitando em português, cantando o hino do Bahêa! O pequeno passarinho azul fervia na hora dos jogos. Foram 672 milhões de tweets durante a Copa. Não foi pouca coisa não. Se não acredita em mim, pode ler aqui os números do twitter na Copa. Foi a Copa da zoeira.

Copa do Mundo Brasil 2014
Alguns memes que fizeram sucesso na Copa 

Agora é hora de sentar e chorar aguardar ansiosamente a próxima Copa. Enquanto esperamos, não custa juntar uns trocados no porquinho para ver se conseguimos ir para o próximo torneio. Provavelmente não chegará aos pés da nossa Copa, mas não custa participar. Apesar de que com essas confusões que estão acontecendo por lá, não me admiraria se a Copa acabasse indo para outro lugar.

Como prêmio de consolação, teremos as Olimpíadas em 2016. Acredito que o Brasil fará um papel bem bonito na organização da competição global. A Copa esteve aí para provar que, apesar dos problemas, damos conta, sim, do recado e podemos realizar um evento a nível de primeiro mundo. Eu sou um dos otimistas. Acho que as autoridades têm que ser cobradas, fiscalizadas, mas boicote e torcer contra nunca. Que venham as Olimpíadas!

Copa do Mundo Brasil 2014

E se você ficou com preguiça de ler o post todo, mas quer saber um resumo do que foi a nossa Copa, tem um clipe no Youtube que faz esse favor. Hehehehe

Um abraço para quem teve paciência para ler até o fim e deixo as minhas últimas imagens dessa Copa. Na primeira, eu #xatiado porque acabou na Copa. E na segunda, eu numa foto com o Fred, cracaço da nossa seleção. #SQN

Copa do Mundo Brasil 2014

 

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oferta da Semana 728x90