• _Promo USA 728x90

Ceará – O que Fortaleza tem de melhor


Aproveitamos o feriado de Corpus Christ e partimos para sete dias sob o sol de Fortaleza e seus arredores. A viagem quase não sai porque minha filha inventou de torcer o tornozelo dois antes da ida, mas como estávamos todos doidos por alguns dias de descanso, resolvemos que íamos assim mesmo.

Fortaleza por do sol


Mesmo com esse imprevisto, a viagem foi uma delícia. Foram sete dias aproveitando o que Fortaleza e seus arredores têm de melhor. E vou contar um pouco da nossa experiência aqui, começando com esse texto sobre a capital e suas atrações. Depois, chegará a hora de falar sobre as encantadoras praias que ficam fora da cidade e que tivemos a oportunidade de conhecer.

Para começar, vou falar um pouco sobre a orla urbana de Fortaleza, que é composta principalmente pela união das praias de Iracema (1), Meireles (2) e Mucuripe (3), margeadas pela Avenida Beira Mar. Um pouco mais distante, há também a badalada Praia do Futuro (4).

Mapa praias de Fortaleza
Mapa das praias urbanas de Fortaleza

Se você veio curtir a cidade de Fortaleza, sugiro que se hospede próximo a orla de uma dessas quatro praias. Há bons hotéis e, como você vai ficar bem localizado, sempre haverá lugares por perto para você poder sair à noite. Você também pode ficar hospedado na Praia do Futuro, há excelentes hotéis lá, mas fica mais distante do que podemos chamar de “centro noturno” da cidade.

Eu fiquei hospedado em um flat na praia de Mucuripe, o qual eu aluguei pelo site Alugue Temporada. Os preços de hotéis em Fortaleza, mesmo na baixa temporada, são um tanto quanto inflacionados, daí a opção de alugar um flat passa a ser vantajosa, ainda mais estando em quatro pessoas. Há boas opções com preços bem interessantes, mas vale a pena pesquisar e se informar bastante para não comprar gato por lebre. Eu mesmo esqueci de perguntar alguns detalhes e me decepcionei, por exemplo, pelo fato de a opção que escolhi, o Ocean Tower Suítes, na praia de Mucuripe, não ter estacionamento privativo, e sim rotativo, em que a chave tinha que ficar com os manobristas. Nada que uma boa conversa com o responsável pelo flat não resolva.

Quanto à locomoção, optamos por alugar um carro para ficarmos mais livres para montar nossos próprios passeios e roteiros. O trânsito de Fortaleza não é muito complicado e com um GPS conseguimos deslocar facilmente tanto por Fortaleza quanto pelas praias do interior. Quanto ao aluguel do carro, vale pontuar algumas coisas. 

Como já tinha dito no post Aluguel de carro – Cláusula abusiva, as grandes companhias de aluguel de carro, além de terem tarifas mais altas do que companhias menores, abusam ao obrigar que você contrate o seguro delas, não dando a opção de você utilizar o seguro do seu cartão de crédito. Então, pesquisando, encontrei o site Aluguel de Carro Fortaleza, no qual você insere os dados referentes às suas necessidades e ele os envia para 67 locadores que, posteriormente (bem rápido, inclusive) enviam para você o orçamento da locação de seu carro de acordo com os parâmetros que você escolheu. Para vocês terem uma ideia, economizei cerca de 40% na locação do carro contratando com uma das locadoras que entraram em contato comigo, a Guilherme Rent a Car. O preço foi muito bom, o carro era super novo e completo e não tive que pagar taxa de seguro. Simplesmente assinei um contrato que dizia que, em caso de sinistro, eu ficaria responsável pela franquia, ou seja, nos mesmos termos de uma grande locadora, mas sem a taxa de contratação do seguro.

Quanto ao trânsito, tenho uma pergunta a fazer aos fortalezenses: por que se buzina tanto em Fortaleza? Nunca vi um lugar para o pessoal buzinar tanto. Rssss

Passada a parte burocrática, vamos à diversão, agora.

Praias de Fortaleza

 praias Fortaleza

Infelizmente, as três principais praias urbanas da cidade (Iracema, Meireles e Mucuripe) estão impróprias para banho. Sendo apenas boas opções para passear pela areia ou aproveitar as barracas da orla para comer um bom peixe ou camarão e tomar uma cervejinha ou água de coco, seja de dia ou à noite. Podemos também visitar a famosa Feira de Pescados da praia de Mucuripe, onde você pode comer peixes fritos na hora e comprar camarões, peixes e lagostinhas a preços muito interessantes. Já o pôr do sol na praia de Iracema é um programa super recomendado. É lindo ver o sol de cima da “ponte metálica” que adentra ao mar na praia de Iracema. Para banho de mar, sobra, então, a Praia do Futuro.

Praia de Iracema ponte metálica

Com uma boa estrutura para o turista, a Praia do Futuro surge como uma excelente opção para o banhista. A praia é razoavelmente limpa, com areia branquinha. Quando a maré desce, pequenas piscinas naturais se formam à medida em que as ondas vão recuando. Piscinas de água morninha. Uma delícia, além de ser uma linda paisagem! Nas proximidades das barracas, algumas moças oferecem diversos tipos de massagens para ajudar o turista a ficar bem relaxado. Em termos de estrutura, há banheiros, chuveiros, estacionamento. E claro, tem também diversas boas barracas e restaurantes na beira da praia, oferecendo conforto e segurança para os banhistas, pelo menos durante o dia, pois ouvimos relatos de que, à noite, a área não é muito segura.

Praia do Futuro

Praia do Futuro

Nós ficamos na Barraca Vila Galé nas duas vezes que fomos à Praia do Futuro. A barraca é vinculada a um hotel de mesmo nome. O serviço e a comida foram ótimos. E os preços estavam compatíveis com o que se cobra em praias. Próximo de onde estávamos, tem a megabarraca Croco Beach, muito bem falada e famosa na região, mas acabamos não indo até ela por estar muito cheia nos dias que fomos.

Praia do Futuro

Barraca do Vila Galé

Assim que vai anoitecendo, algumas barracas começam a tocar música ao vivo e, em algumas noites, há shows e muito forró.

Falarei bem mais de praias quando escrever, no próximo texto, sobre as que explorei no litoral cearense, fora de Fortaleza.

Feiras e Artesanato


Outra fama típica das cidades do Nordeste é a de seu artesanato. Todo mundo acaba trazendo de volta para casa nem que seja uma pequena lembrancinha artesanal. E em Fortaleza, há dois bons lugares para fazer essas compras. Um deles é a Feira de Artesanato da Beira Mar. Como o próprio nome diz, ela fica na Avenida Beira Mar, na altura da praia do Meireles. São dezenas de barracas que vendem desde artigos típicos da cultura local até iguarias regionais como a castanha de caju. Toalhas e caminhos de mesa bordados e bolsas e calçados em couro também fazem sucesso. A feirinha funciona todos os dias a partir das 5 da tarde até umas 11 da noite, aproximadamente.

Artesanato fortaleza

 

Outra opção é o Mercado Central de Fortaleza. Com 4 andares de estandes, você encontra de tudo um pouco em termos de artigos regionais: tapeçaria, bordados, artigos em couro, artigos de decoração, roupas, etc. E o melhor: os preços são muito bons e ainda cabe dar uma pechinchada. O Mercado dispõem de estacionamento próprio (pago) e praça de alimentação. Ele está localizado na altura da praia de Iracema, sentido Centro, na Avenida Alberto Nepomuceno. Ele abre todos os dias às 8 da manhã, sendo que, de segunda à sexta fecha às 18, aos sábados às 17 e aos domingos fecha ao meio-dia.

Mercado Central de Fortaleza

Você também vai ver vários vendedores ambulantes tentando vender artesanato nas praias, porém eu não recomendo, a não ser que seja algo exclusivo, pois, do contrário, você encontrará o mesmo artigo por mais da metade do preço na feira de artesanato ou no mercado.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Referência em cultura e arte em Fortaleza, o Centro Dragão do Mar é um ótimo lugar para se passar momentos agradáveis, especialmente no final da tarde ou no anoitecer. E há opções de programação para todos os gostos: planetário, cinema, o Museu de Arte Contemporânea, o Memorial da Cultura Cearense, além de diversas exposições em suas variadas galerias. Do lado de fora, o complexo Dragão do Mar se mistura à arquitetura local, trazendo a impressão de que tudo aquilo pertence a um só conglomerado.

Fortaleza Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Ele fica localizado ao lado do Mercado Central de Fortaleza e funciona de terça a domingo, sendo de terça a sexta das 8:30 às 21:30 e aos sábados e domingos das 14:30 às 21:30.

Fortaleza Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Arredores do Dragão do Mar e Praia de Irameca vista de cima do Complexo

Vida Noturna


Nem só de praias é feita Fortaleza. Sua movimentada vida noturna também é um sucesso entre os que visitam a cidade. Há opções para quem deseja apenas um programa tranquilo à noite e para quem quer um pouco mais de agito.

Para a turma da calmaria, um passeio pela Avenida Beira Mar pode ser um programa interessante. Com uma variedade enorme de restaurantes e de boas barracas na orla das praias de Mucuripe, Meireles e Iracema, fica fácil escolher um bom local para comer, principalmente próximo à feira de artesanato. Do outro lado da pista, há restaurantes mais requintados como o Coco Bambu e o Geppos. Para a garotada, tem algumas opções de lanchonetes e pizzarias.

Fortaleza noite

Para quem está com criança, existe um passeio de trenzinho que sai das proximidades da feira de artesanato, com personagens infantis fantasiados e muita música, que dá uma volta no bairro por apenas 5 reais. A criançada adora. Outro passeio interessante é a visita ao Jardim Japonês, também próximo à feira de artesanato, mas do lado oposto da pista, local perfeito para namorar e tirar belas fotos.

Fortaleza noite Jardim japonês

Jardim Japonês da Beira Mar

Agora, para quer uma noite mais animada, a região da Praia de Iracema é o seu lugar. Repleto de bares e casas noturnas, a vida noturna em Iracema é bem intensa. Lá, por exemplo, fica o famoso Pirata Bar, que afirma ter a 2ª Feira mais louca no mundo (mais informações no site Pirata Bar). Outro lugar que tem feito bastante sucesso é a Lupus Bier, onde ocorrem shows todas as noites com personagens famosos do humor cearense, como o filho do Tiririca, Rosicléia, Adamastor Pitaco, dentre outros e ainda você pode saborear um rodízio de camarão, por exemplo (informações Lupus Bier).

Bar Pirata


Fora de Iracema, outro lugar bem badalado é o Mucuripe Club. Para quem não gosta da vibe forró que domina a cidade, esse é um excelente lugar para curtir música eletrônica e pop rock a noite toda. E como já havia falado mais acima, outro point das noites de Fortaleza é a Praia do Futuro, especialmente às terças e quintas, com shows de música ao vivo e humor nas barracas Crocobeach e Chico do Caranguejo.

Com isso, acho que resumi bem o que é a a capital cearense. Nos próximos posts, contarei minha experiência em outros pontos do litoral cearense, alguns próximos de Fortaleza e outros nem tanto assim. Para conferir, basta clicar nos banner abaixo:

Fortaleza

Clique aqui para ler mais sobre o Ceará

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

4 Comments

  1. Poxa muito legal, muito completo seu post…tem tudo que eu tava catando por ai…Parabéns! Ta me ajudando muito a fazer o meu roteiro p Fortaleza!

  2. Obrigado pela visita. Quando voltar à Fortaleza, a gente entra em contato.
    Abraços

  3. Oi Boa Tarde! Sou proprietário de uma empresa de carros em fortaleza, ceará. Quando estiverem pensando em passear por Fortaleza, tenho certeza de que não irão se arrepender em alugar um carro na Magnus Rent a Car. Temos carros revisados periodicamente pra melhor garantir a segurança de nossos clientes. Disponibilizamos de uma frota de carros populares e executivos para suprir a necessidade e atender o gosto de todos que desejam usufruir de nosso serviços. Pensando em vir a Fortaleza conhecer suas belas praias e pontos turísticos ? Passa na Magnus Rent a Car para locar um carro por um preço imbatível e desfrutar de serviços de qualidade.
    Nosso site: [url]http://www.magnusrentacar.com.br/[/url]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Seguro viagem geral 728x90