• Passagens 728x90

52 cervejas, 52 países – 40: Peru

Cerveja Peru

Hora de voltar para a América do Sul e falar da cerveja do Peru, país de riquíssima história e que empresta toda sua tradição ao universo cervejeiro.

E tudo começa antes mesmo de Colombo chegar por aquelas terras, com os incas e sua cerveja a base de milho, a Chicha. O curioso sobre a Chicha é como ela era produzida em alguns vilarejos. Ao invés de simplesmente moer os caroços de milho para posteriormente cozinhar o mosto, as mulheres davam, digamos, uma preparada no cereal. Como? Mastigando o milho para que a saliva já iniciasse o processo de quebra dos açucares do milho. Depois aquele bagaço era cuspido nos tonéis e com essa matéria-prima era dado seguimento no resto do processo. Aliás, a Chicha ainda é presente hoje no universo cervejeiro do Peru, com métodos de preparo já modernizados, porém, ainda há relatos de que o antigo “ritual” ainda é seguido em alguns locais. Será? Teria coragem de experimentar?

Chicha Peru

Entrando na era moderna da produção cervejeira do Peru, o marco inicial é o ano de 1908, quando foi inaugurada a fábrica da cerveja Cusqueña, uma das mais famosas no país até os dias de hoje. Além da Cusqueña, outras cervejas peruanas populares são a Cristal, a Arequipeña e a Callao, todas produzidas pela cervejaria Backus, uma espécie de AmBev peruana.

Já em termos de consumo, os peruanos não estão entre os maiores bebedores de cerveja do mundo, com média de apenas 48 litros anuais por pessoa. Muito disso se deve ao fato de a cerveja não reinar sozinha no universo das bebidas peruanas. O Pisco, bebida destilada à base de uva, típica do Peru, é tão ou mais consumida que a cerveja. O drink Pisco sour,  por exemplo, é um patrimônio peruano, tão quanto a caipirinha é para o Brasil.

Pisco Sour Peru

Antes de falar sobre a cerveja de hoje, não poderia deixar de comentar um costume peruano muito peculiar na hora de beber junto como a galera. Nada de cada um pegar um copo e compartilhar a cerva. É um copo apenas. O primeiro bebedor o enche, passa a garrafa para o colega ao lado e bebe até o fim, numa golada só. Depois, passa o mesmo copo para o próximo, que faz a mesma coisa. E assim segue a roda, só entrando novas garrafas. Não é a forma mais higiênica de se beber, mas deve ser bem divertido, ainda mais depois de um tempo nessa brincadeira.

Agora vamos para a cerveja da noite. O exemplar conseguido é da Cristal. E não foi fácil. Infelizmente, as cervejas peruanas não têm importação regular para o Brasil, sendo quase impossível encontrá-las por aqui. Talvez, só perto da fronteira e olhe lá. Porém, tive a sorte de me deparar com essa cerva peruana enquanto passava pelo Japão e nem pensei duas vezes antes de comprá-la.

Cerveja Cristal Peru

No paladar, é uma cerveja tipicamente popular, leve e sem puxar muito no sabor. Um suave toque de malte e um amargor um pouco maior do que estamos acostumados em nossas cervejas populares. Mas não espere nada muito especial. Tem a refrescância necessária para uma boa rodada de várias cervas com os amigos, quem sabe bebendo no mesmo copo para dar um ar peruano à reunião.

Pronto. Era o que tinha para falar sobre as cervas peruanas. Agora só faltam 12 para o fim do projeto!!! Ufa!

1: Alemanha2: República Tcheca3: Austrália
4: Chile5: Estados Unidos6: Rússia
7: Argentina8: China9: México
10: Itália11: França12: Dinamarca
13: Irlanda14: Lituânia15: Jamaica
16: Japão17: Canadá18: Estônia
19: Brasil20: Áustria21: Holanda
22: Tailândia23: Espanha24: Nova Zelândia
25: Eslováquia26: Marrocos27: Líbano
28: País de Gales29: Bolívia30: Polônia
31: Suécia32: Portugal33: Finlândia
34: Grécia35: Angola36: Moçambique
37: Taiti38: Cuba39: Noruega
40: Peru

1190x330_grinbergen

About Wesley Andrade

Viajante e escritor do blog Vividas Boas. Não perde a oportunidade de entrar em um avião para conhecer mais um pedaço desse mundo tão grande nessa vida tão curta. As estórias e as dicas acabam aparecendo aqui no blog entre uma viagem e outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 1001 - 728x90